13

Mar

2015

Cuidados com filhos e pessoas estranhas

2015-03-13_10-23-24

Não dar informações pessoais, rejeitar alimentos e resistir a acompanhar pessoas que não são da confiança da família a qualquer lugar. Essas são as proibições mais comuns dadas por pais para zelar pela segurança dos filhos. Mas será que essa é a forma mais eficaz de ensinar os pequenos a se protegerem contra estranhos que têm más intenções?

De acordo com o psicólogo Mauro A. J. Muniz, a orientação dos pais deve acontecer por meio de uma fala simples, clara e objetiva. Isso porque, mesmo que eles expliquem como e por que o filho deve tomar cuidado com estranhos, ele entende muito pouco e continua a não ter noção do perigo. Com seis anos ou menos, é praticamente impossível o pequeno assimilar o que lhe é ensinado.

Ensinar os filhos sobre estranhos

“Por isso, o grande erro é os pais tentarem explicar. Eles têm de dar direção, e não explicação. A melhor forma de proteger o filho contra pessoas estranhas, portanto, é determinando com quem pode se relacionar e acompanhar. Por exemplo, na saída da escola, a maneira certa é falar para a criança que só deve ir embora com o pai ou com a mãe, ou com tal e tal pessoa”, ensina Muniz.

Esse tipo de orientação é eficaz também, porque assim a criança não permite aproximação com outras pessoas que, apesar de conhecidas, não são da confiança dos pais.

“E não adianta dizer quais ações não devem ser feitas em relação a alguém desconhecido, pois a pessoa com má intenção pode sugerir algo à criança que os pais não a proibiram fazer. Por isso, é importante deixar claro ao filho que ele não deve ter nenhum tipo de contato com qualquer pessoa estranha”, alerta.

Segundo o psicólogo, as crianças ainda estão desenvolvendo segurança e autonomia. Assim, a dica é ensinar sobre segurança aos filhos regularmente, não de forma exaustiva, mas sistematicamente.

WeSafe ajuda na segurança

O aplicativo de geolocalização WeSafe ajuda a proteger as crianças. Através dele, é possível localizar e rastrear todos os que estiverem cadastrados na ferramenta. Baixe o App por 15 dias gratuitamente e veja como ele dá mais tranquilidade a toda a família!

2015-02-11_11-29-51

Conheça dicas de segurança para o dia a dia

Como uma das principais preocupações dos brasileiros, a violência tem se tornado foco cada vez maior dos especialistas. Seu combate, no entanto, [...]

18/02/2015
2015-02-11_11-34-20

Segurança versus privacidade

Com a popularização da internet e das redes sociais, a vida de muitas pessoas acaba ficando muito mais exposta. Hoje, sabe-se os gostos pessoais de [...]

25/02/2015
1_Dialogo

Diálogo entre pais e filhos é essencial para compreender a [...]

A relação entre pais e filhos, especialmente adolescentes, pode ser complicada quando o assunto é a segurança. A demonstração da preocupação [...]

01/12/2014
2015-03-13_10-23-24

Cuidados com filhos e pessoas estranhas

Não dar informações pessoais, rejeitar alimentos e resistir a acompanhar pessoas que não são da confiança da família a qualquer lugar. Essas [...]

13/03/2015